5 passos fundamentais para investimentos sociais estratégicos e relevantes

Sua marca nunca realizou investimentos sociais ou ainda faz patrocínios de pouca consistência estratégica? A falta de alguns processos e ferramentas pode estar separando você de oportunidades de comunicação realmente relevantes.

Para te ajudar, vamos compartilhar um pouco da nossa metodologia de gestão em 5 etapas que fazem TODA a diferença na hora de mapear, selecionar e avaliar patrocínios a projetos e iniciativas socioculturais e esportivas.

  1. Mapeamento dos métodos de investimento disponíveis

O primeiro ponto é decidir como realizar patrocínios. Para isso, você precisa conhecer todas as modalidades de investimento que estão habilitadas para a sua empresa. Por exemplo: que leis de incentivo sua empresa pode fazer uso para patrocinar utilizando seus impostos pagos, quais as possibilidades de doação por verba direta, etc.

2. Desenvolvimento das Diretrizes de Investimento

Os investimentos mais interessantes para sua empresa são aqueles que reforçam o seu posicionamento de marca. Por isso, é preciso definir e sistematizar Diretrizes Estratégicas de Investimento que garantam o alinhamento entre os projetos a serem patrocinados e os atributos que sua marca deseja reforçar.

3. Avaliação e Seleção de Projetos

Na hora de escolher, é fundamental estabelecer o calendário e as premissas para recebimento, avaliação e seleção das iniciativas a serem patrocinadas. Um erro bastante comum é esquecer de alinhar o cronograma de execução global dos projetos já nesta etapa. No caso de leis de incentivo, é importante que cada prazo esteja de acordo com as exigências específicas da legislação adotada.

4. Gestão e Monitoramento de Projetos

Esta etapa começa com a entrega de toda documentação necessária por parte de patrocinadores e proponentes para a efetivação da parceria e continua com o acompanhamento ativo e contínuo das atividades previstas ao longo do ano de execução do projeto incentivado.

5. Análise crítica

Relatórios Mensais e Anuais de acompanhamento dos projetos são ferramentas indispensáveis para avaliação e revalidação das suas diretrizes. Só essa análise crítica dos patrocínios realizados fornecerá dados e insights para otimizações de processos, permitindo identificar onde e como melhorar.

“Ok, mas minha equipe não tem tempo, especialização ou experiência para lidar com tudo com isso”.

De fato, é um trabalho complexo e contínuo. Essas 5 etapas descritas acima são um resumo de parte da nossa metodologia de Gestão de Patrocínios, serviço que oferecemos a dezenas de empresas há quase 15 anos — de modo customizado para atender a necessidade de cada uma delas. Ao todo, já gerimos mais de R$65 milhões de reais em investimentos socioculturais e esportivos, e mais de 750 mil pessoas já foram beneficiadas pelas ações patrocinadas.

Se você deseja saber mais sobre como podemos te ajudar, entre em contato com a gente.

Soluções customizadas em Educação, Cultura e Sustentabilidade.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store