Oito em cada dez municípios paulistas desenvolvem ações de produção cultural

Informação faz parte de estudo da Amigos da Arte com dados inéditos do cenário cultural de todas as cidades de SP

As cidades do estado de São Paulo possuem alto grau de produção cultural e desejam continuar a investir no setor. A conclusão é do estudo realizado a partir de dados coletados de quatro editais do programa Juntos pela Cultura. O levantamento, realizado em 2019, revela que oito em cada dez municípios realizam ações de produção cultura. Lançado no ano passado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte, o programa nasceu com o objetivo de realizar chamadas públicas para possibilitar maior acesso à arte e à cultura em todas as regiões do estado com mais eficiência e visão municipalista de gestão. O Juntos pela Cultura também se revelou um instrumento importante para identificar características dos 315 municípios inscritos nas chamadas públicas do Virada SP, Circuito SP, Tradição SP e Revelando SP. São informações que possibilitam a análise do panorama do setor no estado e a definição de estratégias e programas que atendam as peculiaridades dos municípios

Realizado pela Baluarte Cultura, a pedido da Amigos da Arte, o estudo foi desenvolvido com o objetivo de aprimorar ainda mais o fomento à cultura em todas as regiões do estado. Dos 645 municípios, 315 enviaram propostas para as quatro chamadas públicas. Um dos dados mais significativos é que, destas cidades de todas as regiões do estado, 86,3%, ou seja, oito em cada dez, declararam que realizam atividades de formação cultural e que possuem em média 6,5% espaços culturais.

Ainda segundo o levantamento, os municípios inscritos têm em média 8,5 grupos artísticos; e 7,8 eventos, sendo feiras, festas e festivais tradicionais os mais realizados.

Outra informação de destaque é o interesse dos municípios em participar dos editais dos eventos Virada SP, Circuito SP, Tradição SP e Revelando SP. A grande maioria enviou proposta para mais de um edital (148 municípios enviaram proposta para os quatro editais; 57 para dois dos 4 editais; 88 para 3 dos 4 editais; e apenas 22 para 1 dos 4 editais). O estudo revela, portanto, o desejo dos municípios em participar das ações desenvolvidas pela Organização Social Amigos da Arte, responsável pela articulação de parcerias institucionais e governamentais em cada região do estado.

No ano passado, por exemplo foram beneficiadas mais de 2,1 milhões de pessoas com as atividades da Amigos da Arte, por intermédio de apresentações artísticas, exposições, atividades formativas, difusão e preservação do patrimônio cultural, dialogando com públicos diversos de 311 dos 645 municípios paulistas. Para Danielle Nigromonte, diretora geral da Amigos da Arte, o movimento permite um processo mais democrático de difusão na medida em que oferece ações tendo como base o perfil e características das diversas regiões paulistas.

“O estudo corrobora a percepção de que há interesse cada vez maior pela implementação de atividades e espaços culturais e ouvir os municípios nos dá subsídios para construir estratégias e iniciativas regionalizadas, aprimorando o fomento e criando políticas públicas mais consistentes para o setor”, diz.

“Alguns achados nos chamaram a atenção: Municípios inscritos possuem em média 6,5 espaços culturais sendo a Praça o mais mencionado e 86,3% dos inscritos declarou realizar atividades de formação cultural nas mais diferentes linguagens”, afirma Paula Brandão, diretora da Baluarte Cultura.

Virada SP

O Virada SP, que realiza atividades culturais durante 24 horas, foi o edital mais concorrido em 2019, considerando a relação proposta/vaga — 16,5. Foram inscritos 66 municípios de todas as 16 regiões do estado. A partir do estudo do Juntos pela Cultura também foi possível identificar que, das 66 cidades, 7,2 possuem espaços culturais; 10,5 têm grupos artísticos; e 89% desenvolvem ações culturais.

Circuito SP

O programa, que promove a difusão artística- cultural descentralizada, registrou a inscrição de 208 municípios de todas as regiões do estado. No estudo, foi possível detectar que os programas reunidos pelo Juntos pela Cultura estão cumprindo sua missão: consolidar uma relação de parceria sólida entre estado e municípios participantes. Isto porque 50% dos municípios inscritos e 55% dos selecionados já haviam participado do mesmo programa anteriormente.

Tradição SP

Por sua vez, os dados referentes ao Tradição SP, que apoia eventos culturais relacionados às tradições de cada cidade, demonstram alta taxa de novos municípios inscritos e selecionados. Das 157 inscrições, 59% participaram do processo seletivo pela primeira vez. Demonstra, portanto, maior diversificação de municípios parceiros. Além de detectar que o programa Juntos pela Cultura também atingiu aqueles que nunca realizaram ações em conjunto com a Amigos da Arte ou com Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Revelando SP

Os dados coletados das inscrições 152 municípios interessados neste edital demonstram número significativo de eventos culturais relacionados à economia criativa, foco do Revelando SP. Há grande interesse dos municípios neste segmento com atividades realizadas ao longo do ano. Em média, são realizadas 7,4 ações por município. Ao todo são 1.137 atividades voltadas para a economia criativa.

Sobre a Amigos da Arte

Completando 15 anos de história, a Organização Social Amigos da Arte atua na articulação de parcerias institucionais e governamentais em cada região do estado é responsável pela gestão da plataforma de streaming e vídeo #CulturaEmCasa (www.culturaemcasa.com.br), lançada em abril deste ano pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Nos quatro primeiros meses, registrou 1,5 milhão de visualizações nos 1.000 conteúdos disponibilizados.

Com ampla experiência na gestão de equipamentos culturais, também atua na execução de grandes projetos de difusão das artes e festivais. Ao longo de sua história atendeu mais de 30 milhões de espectadores, produzindo mais de 30 mil atividades entre shows musicais, espetáculos de teatro, música, dança, circo, exposições artísticas, oficinas culturais e muito mais.

Atuando em centenas de municípios paulistas, a Amigos da Arte foi a primeira Organização Social de Cultura a ser certificada pelo Governo do Estado de São Paulo, com quem mantém contrato desde a sua fundação em 2004, executando eventos como a Virada SP e o Festival Paulista de Circo e administrando equipamentos como o Teatro Sérgio Cardoso, o Teatro Estadual de Araras o Museu da Diversidade Sexual.

_

Assessoria de imprensa — Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado imprensaculturasp@sp.gov.br | Atelier de Imagem e Comunicação.

Soluções customizadas em Educação, Cultura e Sustentabilidade.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store