Saiba como funciona o investimento social estratégico via Fundo Nacional do Idoso

Patrocínio à ações contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pelo Pacto Global da ONU

O Fundo Nacional do Idoso (Lei 12.213/2010) é um mecanismo de incentivo fiscal que permite aos contribuintes direcionar parte do Imposto de Renda Devido a projetos que promovam os direitos da pessoa idosa. Essa é uma ótima oportunidade para marcas interessadas em gerar impactos positivos para a sociedade a partir de uma agenda estratégica de investimentos, assunto que introduzimos em nosso artigo anterior.

Para pessoas jurídicas, a dedução do Imposto de Renda é limitada a 1% em cada período de apuração, conforme estabelecido no Decreto nº 794, de 5/4/1993, podendo usufruir desse incentivo fiscal somente aquelas tributadas pelo lucro real.

A escolha dos projetos beneficiados deve ser feita pela empresa investidora a partir de uma lista pré-aprovada pelos Conselhos do Idoso de cada município ou estado, recomendando-se que para esta seleção sejam levadas em consideração variáveis estratégicas, capazes de reforçar o posicionamento da marca patrocinadora.

Buscando sublinhar sua preocupação com as pessoas e com o desenvolvimento social, a Halliburton é uma das empresas que conta com o apoio da nossa Consultoria para investir, através desta legislação, em institutos como o Bom Viver (Bahia), que oferece aos idosos um espaço humanizado, de convivência e socialização, para realização de atividades ao ar livre e reabilitação física e emocional.

O investimento social deste perfil permite que marcas desempenhem um papel de influência e referência internacional na geração de impactos positivos ao contribuírem com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). O Fundo Nacional do Idoso, por exemplo, está diretamente relacionado ao ODS 3, que visa “assegurar saúde e bem-estar para todas as pessoas, em todas as idades”.

Para saber mais sobre como o Fundo Nacional do Idoso pode contribuir com o seu negócio, acesse nosso site ou entre em contato conosco via contato@baluartecultura.com.br.

No próximo artigo da série Leis de Incentivo e Impactos Positivos, falaremos um pouco mais sobre o Fundo para a Infância e Adolescência (FIA).

Soluções customizadas em Educação, Cultura e Sustentabilidade.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store